Carnaval



* texto escrito há algum tempo...

Todo bom e velho brasileiro ama um feriado não é verdade? Ainda mais se tratando de carnaval. Ah, quem nunca vivenciou a época do carnaval? Mesmo não gostando, a grande parte das pessoas comemora ou um dia o comemorou.
Há quem goste de assistir a disputa das escolas pela televisão. Aqueles carros alegóricos lindos, caprichados, gigantescos... Trabalho de quase um ano. Temas dos mais variados, que nos deixam maravilhados olhando para a beleza do mestre-sala e da porta-bandeira rodopiando e esbanjando charme, beleza e simpatia pela Sapucaí. Ainda com a sincronia dos passos, coreografias muito bem ensaiadas e realizadas. Realmente um espetáculo e tanto que só nós brasileiros conseguimos demonstrar ao mundo a fora.
Aquela ginga, aquele molejo, o famoso samba no pé e o rebolado que só as brasileiras possuem.
Acredito que o carnaval é a época de sermos o que quisermos ser... Sem medo! Fantasiamo-nos, mudamos nossas personalidades rapidamente, não temos medo de brincar, de ser feliz... Voltamos a ser criança, a sorrir de verdade. Somos heróis, artistas, personalidades místicas e folclóricas, tudo vale, desde Super Homem a super Einstein...
E ainda podemos falar do famoso “amor de carnaval”, aquele menino ou aquela menina que você ficou no carnaval e que você jamais esqueceu. Aquele “amor” gostoso, de momento, descompromissado, mas que futuramente poderia virar um compromisso de verdade... Por que não?
Aquela magia toda, nossos corpos todos suados por pularmos, dançarmos, sairmos um pouco da rotina... Por simplesmente aproveitarmos um pouco a vida mesmo que seja apenas naquele instante.
E as marchinhas... Jamais esqueceremos destas que fizeram e fazem sucesso até hoje...
“Maria sapatão-sapatão-sapatão, de dia é Maria de noite é João”;
“Hei você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí”.
Acho o carnaval uma das épocas mais fascinantes do ano... Acho que até nossos olhos brilham mais, nossos corações se rejuvenescem, nossos lábios liberam gostosas gargalhadas sem medo da timidez.
Porém, esquecemos um pouco da verdadeira essência do carnaval. Pessoas acabam exagerando, bebendo em demasiada quantia e acabando com a alegria dos outros. E fora que muitas pessoas não se previnem e acabam tendo uma gravidez indesejada ou até mesmo AIDS. O carnaval de hoje é libertinagem pura, sem respeito algum... E isso é o errado. As pessoas não têm mais respeito para com as outras... Acham que porque é carnaval, podem fazer o que quiserem fazer sem medir conseqüências. E não é bem assim. Carnaval é bom, É SIM SENHOR! Mas com respeito, com maturidade... Não com total infantilidade com que as pessoas agem.
Não deixemos que a verdadeira magia do carnaval acabe, fazemos com que ela perdure sempre, com que nossos netos, bisnetos aproveitem isso que um dia aproveitamos...
Que eles brinquem, que aproveitem, que façam da vida uma verdadeira festa, não fugindo das devidas responsabilidades.
Brincar, curtir, dançar com responsabilidade é a verdadeira essência do carnaval.


0 comentários:

Postar um comentário